top of page
Fotografias da
VI Jornada

Irene Bellier (EHESS/ Paris) e Susana Viegas (ICS/Universidade de Lisboa) 

Antônio Carlos de Souza Lima (Museu Nacional/UFRJ) e Renato Athias (NEPE/UFPE)

A Pesquisa e a Gestão Territorial Compartilhada

Coordenador: Edwin Reesink (NEPE/PINEB-UFBA)

Expositores: José Augusto Laranjeiras (UNEB); Carmen Lúcia Silva Lima (UFPI), Lara Erendira (PPGA/UFPE)

Grandes empreendimentos e os Estudos Ambientais

Coordenadora: Vânia Fialho (NEPE/UPE)

Expositores: Russell Parry Scott (PPGA/UFPE), Heitor S. Costa (CTG/UFPE), Jan Bitoun (UFPE).

Jornadas anteriores.

A I Jornada aconteceu em 2005, tendo como temática geral as “relações interétnicas” e contou com a presença de pesquisadores das universidades da Paraíba, Alagoas, Maranhão, Rio Grande do Norte, e teve, em especial, a participação do Prof. Roberto Cardoso de Oliveira. A II Jornada teve como tema “as Cartografias da Interculturalidade” e se realizou em 2008. Essas primeiras edições mostraram a viabilidade do evento e uma vitalidade nos estudos que animou a organização a ampliar o evento em termos de participação, temáticas e amplitude geográfica.  A III edição da Jornada de Estudos sobre Etnicidade se realizou nos dias 4 a 6 de novembro de 2009, e juntou pesquisadores de Universidades do Nordeste e alguns da região Norte, bem como, contou com a presença de participantes da América do Sul (como Uruguai e Paraguai). Essa edição marcou a internacionalização do Evento com a participação de dois conferencistas de renome no campo dos estudos de etnicidade: Prof. Thomas Hylland Eriksen (da Noruega) e o Prof. Miguel Bartolomé (ligado ao Instituto de Estudos Indígenas no México), participação que se tornou possível com o financiamento das agências CAPES e CNPq.

 

A temática geral que esteve norteando as discussões sobre a etnicidade estava voltada para o debate contemporâneo sobre as fronteiras da identidade étnica, que envolve uma discussão específica sobre as diversas possibilidades de políticas públicas e uma multiplicidade de atores. Evidentemente, existem vários trabalhos na América Latina e centros de pesquisas sobre a temática, que surgem inicialmente no contexto interétnico dos modelos de organização dos serviços de educação para as populações indígenas. Nesse sentido, esse debate sobre etnicidade estava alinhavado com os debates sobre a interculturalidade e possibilitou a um grupo de pesquisadores, antropólogos, sociólogos e cientistas políticos de produzir conhecimento tendo as regiões Norte e Nordeste como um lócus de investigação. Nessas regiões, bem como em termos gerais, esses conceitos se colocam para a construção de saberes junto aos movimentos sociais, especialmente dos povos indígenas, populações juridicamente conhecidas como “remanescentes de quilombolas”, e minorias étnicas, tais como os ciganos. Produziu-se um debate intenso que permitiu assim uma interface com os diferentes centros de investigação presentes.

 

A V Jornada de Estudos sobre Etnicidade aconteceu em Recife, nos espaços da UFPE nos dias 16 a 18 de dezembro de 2013 e contou com uma ampla participação de pesquisadores da região Nordeste do Brasil que atuam com a questão da Etnicidade. A conferência de abertura foi ministrada pelo Prof. Henyo Trindade Barreto e versou sobre  trabalho do antropólogo no campo da Etnicidade. Também nesse caso houve ampla participação de pesquisadores. O mesmo ocorreu com a última Jornada, a VI Jornada de Etnicidade, que ocorreu entre os dias 21 e 23 de outubro de 2015, com o tema “Estudos Antropológicos e Direitos Territoriais”. A conferência de abertura foi proferida pelo Presidente da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), o Prof. Dr. Antônio Carlos de Souza Lima (Museu Nacional/UFRJ) e, além disso, contou com a participação em mesas e conferências das antropólogas Susana Viegas (ICS/Universidade de Lisboa) e Irene Bellier (EHESS/ Paris). Ambas, como é sabido, pesquisadoras de renome internacional e com pesquisas e publicações sobre os Tupinambá de Olivença na Bahia, a primeira, e a segunda envolvida em pesquisa mundial sobre direitos indígenas.

bottom of page